Salvador sediou o Festival Negritudes Globo, celebrando narrativas negras

Salvador sediou o Festival Negritudes Globo, celebrando narrativas negras

Durante a última quinta-feira, 18, Salvador sediou, pela primeira vez, o Festival Negritudes Globo, evento dedicado a celebrar as narrativas negras no audiovisual e, a partir disso, promover uma discussão sobre o tema. O evento foi realizado em parceria com a Rede Bahia, na Casa Baluarte. A programação incluiu seis painéis, ativações diversas e oficinas promovidas em conjunto com a APAN – Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro.


A jornalista e apresentadora, Rita Batista, com 21 anos de carreira, foi a responsável por apresentar o evento, ao lado do também jornalista Vanderson Nascimento. Rita, por sua vez, expressou imensa satisfação com a repercussão do encontro. “Eu entrei na Globo em dezembro de 2020 e o Negritudes surgiu em 2022. Eu estou desde o início. Eu já disse que eu ‘jogo nas 11’. Então ‘Ah, Rita, só tem a mediação de mesa’. Eu vou. ‘Ah, Rita. Tem que gravar não sei o que lá’. Beleza, tudo bem. É importante a gente ter um evento como esse dentro de uma estrutura como é a TV Globo, a maior emissora do país com 60 anos, líder de audiência absoluta isolada”, reforçou.

Entre os participantes, estiveram os jornalistas Val Benvindo, Clarindo Silva e Ana Raquel Copetti, o economista e influenciador digital Gil do Vigor, o head da Bahia Eventos Bruno Portela e o professor e advogado Marinho Soares.

O Festival Negritudes Globo tem como objetivo reunir pessoas negras de diversas áreas, como publicidade e cinema, para discutir formas de resgatar histórias e aumentar a representatividade tanto nas telas quanto nos bastidores. “A gente sabe o poder e a potência que o audiovisual tem para contar as histórias, abrir caminhos, inspirar pessoas. Então, quanto mais a gente traz a pauta negra para a tela, mais a gente se aproxima do Brasil, que é um país com 56% da população que se autodeclara negra, eu acho importantíssimo. É bom que a gente tenha o Negritudes aqui para celebrar, fazer conexões e juntar todo mundo”, destacou Ronald Pessanha, líder do projeto. 

Compartilhar Post