Médicos sergipanos realizam o primeiro parto em gestante com morte encefálica
A competência e dedicação de uma equipe do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) salvaram a vida de um bebê e garantiram um feito histórico para a medicina sergipana, é que na ocasião a equipe médica conseguiu realizar um parto de uma paciente que teve sua morte encefálica constatada desde Abril.
A gestante de 20 anos havia sido vítima de um tiro na cabeça no bairro Lamarão. Os médicos realizaram esforços por 21 dias , através de manutenção hemodinâmica com aparelhos e medicação, além de controle de pressão e temperatura, para manter os sinais vitais da paciente, fazendo, assim, com que o feto de 22 semanas, permanecesse vivo na barriga da mãe, até o dia do parto.
O parto foi realizado na maternidade Nossa Senhora de Lourdes que é referência em partos de altos riscos. vale ressaltar que no Brasil só foram realizados cinco partos na literatura científica. A menina nasceu de 26 semanas pesando apenas 580 gramas e foi encaminhada para a terapia de unidade intensiva (UTI) e se encontra estável.