Ministro das comunicações do governo Lula está sendo investigado por desvio de verba em obras

Ministro das comunicações do governo Lula está sendo investigado por desvio de verba em obras

A Controladoria-Geral da União (CGU) publicou um relatório que indica o direcionamento de recursos da emenda parlamentar do ex-deputado Juscelino Filho (União Brasil – MA) para pavimentar 80% de uma estrada, beneficiando apenas propriedades vinculadas ao atual Ministro das Comunicações do governo Lula (PT) e seus familiares.

Por isso, Juscelino está sendo investigado pela Polícia Federal por, supostamente, estar ligado a uma organização criminosa envolvida em desvio de verbas para obras na estatal Codevasf, em Vitorino Freire (MA), onde Luanna Rezende, sua irmã, é influente.

Além disso, os familiares do Ministro já haviam sido beneficiados por uma obra de R$2,5 milhões anos antes. A CGU também observou esses benefícios em seu relatório.

Ao ser questionado, afirmou que a estrada conecta 11 povoados, onde centenas de pessoas sofrem diariamente, com grandes desafios para locomover-se ao trabalho, escolas, hospitais e postos de saúde, especialmente durante períodos chuvosos, quando a via se torna intransitável, isolando essa população.

“Portanto, acima de tudo, é um bem do povo de Vitorino Freire e sua pavimentação é uma demanda antiga da população”. A Codevasf interrompeu as obras após surgirem suspeitas com cerca de R$2 milhões já tendo sido repassados à empresa quando os trabalhos foram suspensos.

De acordo com a CGU, Juscelino Filho justifica a pavimentação com a necessidade de “escoamento e acesso a serviços públicos”, no entanto, nota-se que as localidades apontadas não tem ligação à cidade ou à rodovia mais próxima, como seria necessário. No contrário, a maior parte da pavimentação estava próxima às propriedades do Ministro, enquanto o restante beneficia pequenos povoados rurais sem conexão com a cidade ou a rodovia.

Compartilhar Post