Fábio Mitidieri suspende o uso de reconhecimento facial no estado
Mais uma vez, o sistema de monitoramento facial acabou falhando drasticamente. No último sábado, durante a partida do Campeonato Sergipano, um jovem fora detectado como sendo um meliante procurado pela Justiça.
João Antônio relatou que estava acompanhado de seu irmão mais novo, de 16 anos, que ficou apavorado durante toda a situação. Também alegou estar sentindo-se humilhado e constrangido.
Fábio Mitidieri veio, então, em seu perfil do X (Antigo Twitter), para lamentar a falha no sistema, escreveu. “Reconhecemos a importância da tecnologia para a segurança pública e, devido ao ocorrido, determinei a suspensão do uso do sistema até que novo protocolo seja implantado”. Disse o Governador.
O Governador prestou as devidas solidariedades à família e ao torcedor afetado pela falha. “Os instrumentos de segurança do Estado não podem constranger nossos cidadãos. Em nome do governo de Sergipe, me solidarizo com João Antônio e sua família”.
Este não é somente um caso isolado. Na verdade, em novembro do ano passado, durante o Pré-Caju, uma mulher foi confundida com uma foragida duas vezes e sofreu uma abordagem truculenta.