Turistas canadenses, américanos e australianos precisarão apresentar visto ao chegar ao Brasil
Os cidadãos australianos, canadenses e norte-americanos, portadores de passaporte comum, a partir da próxima quarta-feira, 10, deverão apresentar visto para entrar no Brasil. Este documento será exigido em portos, aeroportos e fronteiras.
Parte do Decreto nº 11.875/2024 previa a cobrança para o dia 10 de janeiro, no entanto, o Ministério de Relações Exteriores (MRE) adiou o prazo para abril e justificou que a remarcação iria conter consequências negativas para o turismo no Brasil.
A exigência do visto é contrária à decisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, que, em seu governo, permitiu que norte-americanos, canadenses, australianos e japoneses entrassem no território brasileiro sem que fosse necessário apresentar um visto. Porém, tal medida foi unilateral, já que a nação nipônica seguiu exigindo o documento por parte dos brasileiros. O MRE, então, explica que a diplomacia brasileira é baseada em reciprocidade
A Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), em parceria com operadores de turismo e companhias aéreas nesses três países, tem divulgado a necessidade do visto para os turistas a partir de 10 de abril.