Câmara dos EUA aprova abertura de processo de impeachment contra Joe Biden
Na última quarta-feira (13), a Câmara dos Estados Unidos aprovou a abertura do processo de impeachment do presidente Joe Biden. O inquérito está baseado na acusação de que Biden usou seu poder quando era vice-presidente de Barack Obama (2009-2017) para autorizar que seu filho, Hunter Biden, realizasse negociações ilícitas na China e na Ucrânia, lucrando indevidamente.
As investigações do caso estão sendo comandadas pelo comitê liderado pelos republicanos, partido da oposição, e ocorrem há mais de um ano. Até o momento, não foram descobertas provas que apoiem as alegações contra Biden. A votação que autorizou a formalização do inquérito de impeachment foi apertada, com 221 votos favoráveis ao pedido e 212 contrários.
Antes da votação, em uma coletiva de imprensa fora do Capitólio, o filho do presidente americano desafiou a intimação do Congresso, disse que a investigação não tinha fundamentos e afirmou que não cooperaria com uma intimação do Comitê de Supervisão da Câmara para testemunhar em privado.