Influencer fitness Renato Cariani é investigado pela Polícia Federal por tráfico de drogas
Durante a manhã desta terça-feira(12), a Polícia Federal realizou uma operação em combate ao tráfico de drogas ao desvio de um composto químico comumente utilizado na confecção de crack.
A empresa Anidrol é o principal produto dessa investigação, uma indústria química localizada em Diadema, na Grande São Paulo, que tem como principal sócio o grande influenciador fitness Renato Cariani que, contando com mais de 7 milhões de seguidores, também é alvo da busca.
São cumpridos, ao todo, 18 mandados de busca e apreensão, sendo 16 em São Paulo, um em Minas Gerais e um no Paraná.
Fábio Espinola, que já cumpriu pena por estar envolvido nesse tipo de esquema, preso também pela PF no Paraná, é um dos suspeitos. Em sua residência foram encontrados aproximadamente R$ 100 mil em espécie. Segundo a Polícia, Fábio é o intermédio entre a indústria e os produtores do entorpecente.
Toda a ação é realizada em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO do MPSP) de São Paulo com a Receita Federal.
A investigação iniciou em 2022, após uma empresa multinacional do ramo farmacêutico relatar à PF que a Receita Federal a notificou sobre notas fiscais em nome dela com pagamento em dinheiro não declarado. Alegou, então, que nunca fez a aquisição do produto, não identificava os fornecedores e desconhecia os depositantes. A Polícia solicitou a prisão dos envolvidos, porém, a Justiça negou, apesar do Ministério Público ser favorável