Justiça decidirá o destino da última vaga da Câmara entre Petista e Bolsonarista

Justiça decidirá o destino da última vaga da Câmara entre Petista e Bolsonarista

A votação terminou no domingo 2, a apuração também. Mas Sergipe ainda espera o resultado final da eleição de 2022 para saber quem será o dono da última vaga de deputado federal do país. A última das oito cadeiras da Câmara do estado passa por uma questão judicial que vai validar ou não os votos da vice-governadora Eliane Aquino PT, que foi candidata a deputada federal.

Caso os votos dela sejam confirmados válidos, não será Aquino quem ficará com a vaga, mas o deputado federal João Daniel (PT), que foi mais votado do que ela. Com isso, quem perderia a vaga é o bolsonarista Delegado André David do Republicanos. Se confirmado, o PT salta de 68 para 69 deputados, e o Republicanos cai de 41 para 40. Se os votos forem considerados nulos, ele fica com a vaga.

Na eleição de domingo, David teve 31.597 votos e acabou beneficiado pelo quociente eleitoral, levando o Republicanos a eleger dois deputados federais no estado —além dele, Gustinho Ribeiro foi reeleito, com 71.831 votos.

Já Eliane Aquino teve 66.072 votos e foi a segunda mais votada do partido, atrás de João Daniel, que teve 68.989 votos. Como o PT só obteve votos para eleger um candidato, a vaga fica com Daniel; já Aquino fica com a primeira suplência. Militante do MST – Movimento Sem Terra, João Daniel é presidente estadual do PT. Ele tenta, agora em 2022, ser reconduzido ao cargo. Já o delegado é um ferrenho defensor do presidente Jair Bolsonaro e tenta sua primeira eleição.

Aquino é vice-governadora, mas rompeu politicamente com o governador Belivaldo Chagas PSD por divergências nas eleições municipais de 2020.

Compartilhar Post