Dia Mundial do Rock: saiba a origem da data celebrada nesta quarta 13
Apesar de se chamar “Dia Mundial do Rock”, a data só é comemorada no Brasil. Ela começou a ser celebrada em meados dos anos 1990, quando duas rádios paulistanas dedicadas ao rock – 89 FM e 97 FM – começaram a mencionar a data em sua programação. A celebração foi amplamente aceita pelos ouvintes e, em poucos anos, passou a ser popular em todo o país. Entretanto, essa data é completamente ignorada em todo o resto do mundo.
Outros países e localidades não têm uma data específica para celebrar esse estilo musical ou têm outras datas.
Por ser uma data definida arbitrariamente e sem respaldo em outros países, especialistas em música contestam essa escolha. Eles sugerem outras datas que seriam mais significativas para a história do rock e que, portanto, mereceriam ser o verdadeiro Dia do Rock. Entre elas, estão o dia 5 de julho, quando, em 1954, Elvis Presley, ao lado de Scotty Moore (guitarra) e Bill Black (contrabaixo), gravou uma versão de That’s All Right de Arthur Crudup e 9 de fevereiro, quando, em 1964, a banda The Beatles se apresentou pela primeira vez nos EUA.
Se é verdade que “Deus é brasileiro”, por que o rock não seria? E para provar que este é um gênero tupiniquim, somos o único país do mundo a comemorar o Dia Mundial do Rock, nesta quarta-feira, 13 de julho. A data marca a apresentação do Live Aid, em 1985, um megaevento mundial, realizado no Wembley Stadium, em Londres; e no John F. Kennedy Stadium, na Filadélfia (EUA), que teve o objetivo de chamar a atenção para o problema da fome na Etiópia.
Brasil adotou a data
Naquele 13 de julho, subiram ao palco grandes artistas, como B. B. King, Madonna, Paul McCartney, U2 e a banda Queen, em sua famigerada apresentação retratada na cinebiografia do grupo “Bohemian Rapsody”. Para imortalizar esse acontecimento que contou com dois bilhões de espectadores simultaneamente em mais de 100 países, Phil Collins, em uma de suas aparições, brincou que o dia 13 de julho deveria ser considerado do Dia Mundial do Rock. O fato é que desde os anos 1990 as rádios brasileiras levaram essa sugestão a sério e passaram a comemorar a data anualmente.