EMURB demarcou com fita trecho mais danificado da calçada, mas não resolveu o problema
Não é de hoje que existem reclamações por parte de pedestres e ciclistas, sobre o estado de conservação de toda a calçada da Avenida Ivo do Prado – sentido centro da cidade – que corresponde da Praça do Radio Amador até a Praça Fausto Cardoso. Além da calçada, existem problemas estruturais nos pilares que sustentam a balaustrada da Avenida, trincas, descolamentos de reboco e ferragens expostas, mostrados em vídeo veiculado nas redes sociais e na imprensa, entre o Largo da Gente Sergipana até a Ponte do Imperador – trecho bastante frequentado por sergipanos e turistas.
Em nota enviada à imprensa em novembro de 2021, o MPSE – Ministério Público de Sergipe enviou ofício à Defesa Civil de Aracaju e solicitou informações técnicas sobre a manutenção e correção da estrutura dos pilares que sustentam a balaustrada da Avenida Ivo do Prado e nada foi feito.
Esta semana, quase oito meses depois da denúncia e quando os problemas se agravaram no local, a EMURB deu a mesma desculpa: “que um edital de licitação deverá ser lançado em julho a fim de contratar uma empresa para realizar a recuperação da calçada da Av. Ivo do Prado, no centro de Aracaju.”
Segundo a assessoria de comunicação do órgão, após a vistoria e as recomendações da Defesa Civil, começou a trabalhar num projeto para revitalizar o local. “O projeto já está pronto. Agora é somente contratar a empresa, através de uma licitação, para que ela possa colocá-lo em prática. Até julho esse edital será lançado”, diz a Assessoria de Comunicação.
Enquanto o processo de licitação ainda não começa de fato, a Emurb interditou o trecho mais danificado da calçada com fitas e diz que permanece monitorando a área e que algumas placas de concreto deverão ser colocadas nos próximos dias.
Foto – EMURB