Torcidas organizadas unem-se a aposentados em protestos contra Milei
Em Buenos Aires, na última quarta-feira (12), uma manifestação em apoio aos aposentados contou com o apoio de torcidas organizadas de futebol e gerou confronto com a polícia. A motivação dos manifestantes era externar a insatisfação com o governo de Milei e exigir um ajuste nos benefícios para os aposentados.
Durante a marcha, realizada na Avenida 9, centenas de pessoas marcaram presença com camisas e bandeiras de seus times. Em dado momento, após a chegada de organizações sindicais e sociais, os manifestantes ultrapassaram os cordões policiais e o conflito foi iniciado.
Cantando “Milei, lixo, você é a ditadura!” e “Que saiam todos!”, os manifestantes atiraram pedras, lançaram fogos de artifício e usaram bombas de efeito moral. Em resposta, a polícia os enfrentou com um canhão de água, balas de borracha e spray de pimenta.
A confusão foi contida pelas autoridades, mas o marco da manifestação continuou a causar movimentação entre os argentinos nas redes sociais. Na internet, populares fomentam uma próxima manifestação e criticam duramente as medidas tomadas por Milei desde que assumiu seu mandato.
Imagem: Santiago Oroz/SOPA Images/LightRocket